top of page
  • Writer's pictureRicardo Bertolla

Matadouro-5


Um livro engraçado do qual não se pode rir, um livro triste sem lágrimas” - excelente definição da Life magazine para o Matadouro-5 (Slaughterhouse-5) do Kurt Vonnegut. Uma reflexão sobre as diferentes memórias que nos visitam depois de tudo passado, do anacronismo de nossas visões. Um relato sobre o triste bombardeio de Dresden, na segunda guerra mundial, e sobre a futilidade da guerra.


Ao fim, parece mais triste de fora do que de dentro, ao menos na memória de Billy Pilgrim.


Um livro que deve ser lido. Maravilhoso.


Talvez um dos livros mais conhecidos de Vonnegut, a história de Matadouro-5 é narrada pelo próprio autor. Logo no início, Vonnegut ainda diz como a história começará e como terminará. Frente ao horror da guerra, o personagem principal encontra conforto na visão que aprende dos Trafalmadorianos - alienígenas de outro planeta que o raptam e colocam em um tipo de zoológico em seu planeta de origem. Para eles, o tempo também era um dimensão que se pode ver, então se alguém morria em um momento, era só naquele momento que estava morto - em diversos outros, estava vivo. Billy conforta-se assim quando perde pessoas próximas.


O livro tem um subtítulo interessante: "A cruzada das crianças". Emprestando seu título de um episódio real, é uma crítica do autor ao triste fato de que os soldados que lutaram e morreram ou carregaram sequelas enormes dessa experiência eram demasiadamente jovens. Ele não queria fazer parecer que a guerra era um ato de heróis, mas sim que era um ato imposto a jovens, vítimas que lutavam por algo que nem entendiam.


Há tantas nuances no livro, que trata de emoção e de sua ausência. É, sim, um livro que carrega a tristeza de uma experiência dura - o personagem Billy, por exemplo, não chora em nenhum dos eventos que vê em toda sua experiência durante a guerra (à exceção de um único momento, que não trago aqui para não estragar a leitura). Quais são os mecanismos que criamos para proteger-nos do horror que nos persegue? Quais as linhas que sobrepomos a essa nossa realidade, para torná-la suportável?



 

Vonnegut, Kurt. Slaughterhouse-5.

Finalizado em 30.03.2021

14 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page